Deus é AMOR [?]
Ontem essa mocinha, que aqui vos fala, fez uma pequena caminhada de 4km até o
Forte dos Reis Magos (Natal-RN) ... depois, mais 4km para voltar. Apesar da kilometragem ser considerável ... não é sobre isso que gostaria de escrever aqui hoje.
O Guia, um gordinho Curintiano e simpático, como segue a regra, foi quem acompanhou o grupo durante a visitação.
Sobre a visitação ele mostrou alguns detalhes sobre a segurança do Forte.
-Caso os inimigos conseguissem entrar pela porta principal, um buraco no teto possibilitava o despejo de óleo quente em cima da tropa inimiga.
-A sala principal era projetada para posição da tropa para alvejar os sobreviventes do óleo quente.
-Uma escada de sete metros, sem corrimão, também era utilizada para derrubar a tropa inimiga, que não suportava tamanha queda.
-Passagem secreta, parede de falsa criada através de argila ... tudo pensado na rápida fuga do chefe de todos!
-Pólvora armazenada no sótão da capela, pois seria o ultimo local que a tropa inimiga poderia pensar que estaria armazenado tal produto.
O que mais me impressionou entre toda essa engenharia “maldosa”, claro que baseado em uma analise desprendida da necessidade do povo naquele momento ... é que tudo isso não foi arquitetado por alguém envolvido diretamente com essa vida militar, mas sim, um PADRE!
Um PADRE JESUÍTA chamado Gaspar de Samperes!!
Acredito que os Índios da época não faltavam a nenhuma missa desse querido e amavel Padre! Eles podiam ser considerados ignorantes... mas bobos, tenho certeza que não eram!
Ass.: Jovem Bordadeira