15 de julho de 2010

Deus é AMOR [?]


Ontem essa mocinha, que aqui vos fala, fez uma pequena caminhada de 4km até o Forte dos Reis Magos (Natal-RN) ... depois, mais 4km para voltar. Apesar da kilometragem ser considerável ... não é sobre isso que gostaria de escrever aqui hoje.

O Guia, um gordinho Curintiano e simpático, como segue a regra, foi quem acompanhou o grupo durante a visitação.

Sobre a visitação ele mostrou alguns detalhes sobre a segurança do Forte.

-Caso os inimigos conseguissem entrar pela porta principal, um buraco no teto possibilitava o despejo de óleo quente em cima da tropa inimiga.

-A sala principal era projetada para posição da tropa para alvejar os sobreviventes do óleo quente.

-Uma escada de sete metros, sem corrimão, também era utilizada para derrubar a tropa inimiga, que não suportava tamanha queda.

-Passagem secreta, parede de falsa criada através de argila ... tudo pensado na rápida fuga do chefe de todos!

-Pólvora armazenada no sótão da capela, pois seria o ultimo local que a tropa inimiga poderia pensar que estaria armazenado tal produto.

O que mais me impressionou entre toda essa engenharia “maldosa”, claro que baseado em uma analise desprendida da necessidade do povo naquele momento ... é que tudo isso não foi arquitetado por alguém envolvido diretamente com essa vida militar, mas sim, um PADRE!

Um PADRE JESUÍTA chamado Gaspar de Samperes!!

Acredito que os Índios da época não faltavam a nenhuma missa desse querido e amavel Padre! Eles podiam ser considerados ignorantes... mas bobos, tenho certeza que não eram!

Ass.: Jovem Bordadeira

6 comentários:

  1. POis é minha querida,as pessoas sempre vêem os padres como seres doces e inocentes,mas mtos deles só estao vestindo pele de cordeiro para atacar sua presa....
    pra vc ver,tem ate padre dando uma de michael jacksin e comendo garotinhos...hahahah

    ResponderExcluir
  2. e qual a ligaçao de tudo isso com esse blog? hahahaha deeer
    volta pro morro logo vai, vc ta ficando doida ai no nordeste ja!

    ResponderExcluir
  3. Um padre. Certo.
    Quem naquela época tinha o conhecimento?
    Claro um padre.
    Isto mostra que o conhecimento é tudo, não quero defender o padre, longe de mim, mas avaliando da necessidade de proteger sua vida este Forte foi bem projetado.
    Brincando com o acontecimento bem que os padres atuais poderiam desenhar os estádios de futebol pra copa. Quem sabe o custo pra construção seria menor, já que roubar é pecado hehehe.
    Fui.

    ResponderExcluir
  4. Mas... matar tbm não é?! rs

    ResponderExcluir
  5. Eita doidera....o cara era padre mesmo, tem certeza??? kkkk..até eu se fosse índia naquela época não faltaria as missas!!!

    ResponderExcluir
  6. gente,

    era igualzinho hoje...
    naquela época a única forma de barrar os inimigos era jogando óleo quente, jogá-los das escadas, etc e hoje vocês acham que é o quê? Aliás trazendo p/ nossa realidade, vai depender de que lado estamos porque se estivermos do lado do tribunal do crime a ação será diferente, o tribunal informal da polícia, que por sua vez age diferente da justiça comum (lenta, burocrática e desigual). E hoje temos mais problemas do que nossos padres há 200 ou 400 anos: hoje não sabemos quem é nosso inimigo pode ser nosso vizinho, nosso namorado, os policiais d enossa rua, nosso amigo de colégio, etc...
    Pensando bem acho que prefiro a época do padres pois naquela época o poder estava com os mesmos senhores e o óleo quente era destinado a quem estivesse invadindo o forte. Tenho certeza que eu não sairia por aí invadindo fortes...

    ResponderExcluir